top of page
Writer's pictureChapada Cultural do Araripe

Toré da Mestre Bizunga encerra as celebrações do Chapada Cultural do Araripe

E para encerrar a programação da Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo da Chapada Cultural do Araripe, logo após a mesa final, aconteceu a apresentação da Roda de Toré conduzida pela Mestre Bizuga de Potengi-CE.

A apresentação aconteceu no Passeio Público Cultural Dra. Rosiane Limaverde, que fica em frente a Fundação da Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.

O Toré é um ritual que une dança, religião, luta e brincadeira e está presente nas manifestações culturais de diversos povos indígenas que vivem no Nordeste, variando de acordo com a cultura de cada povo.

Antônia Vieira da Silva Carvalho, Bizunga, como é conhecida, nasceu e cresceu no Quilombo Carcará, na zona rural de Potengi e herdou a tradição de uma “tchiá” chamada Joana. Bizunga se lembra que brinca o Toré desde os cinco anos de idade.

No site cenpec.org.br, a jornalista Gabriela Romeu conta um pouco da história da menina- moça-senhora que conduz essa brincadeira aprendida ainda na mais tenra infância. É só clicar para conferir: https://www.cenpec.org.br/acervo/o-universo-do-brincar-em-uma-comunidade-quilombola

Imagens: Equipe da TV Casa Grande.


7 views0 comments

Comments


bottom of page