A CHAPADA DO ARARIPE
A Chapada do Araripe é um platô central situado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, que abriga fontes naturais, grutas, sítios paleontológicos e arqueológicos, além de uma vasta cultura popular.
No Ceará, ela está situada no sul do Estado, no Cariri, uma região onde a cultura é viva, pulsante e original. Talvez por isso, a Chapada tenha recebido de Gilberto Gil o poético apelido de “bacia cultural”.
Araripe na língua tupi significa “lugar das araras”. Sua riqueza natural é tamanha que a Chapada abraça quatro biomas: a mata atlântica, caatinga, cerrado e o carrasco, sendo praticamente um resumo da biodiversidade do Nordeste.
Toda a região da Chapada do Araripe, bem como sua cultura, está em processo de candidatura ao título de Patrimônio da Humanidade. É nesse lugar de diálogos atemporais entre passado, presente e futuro, com bases em uma diversidade cultural e natural particular, no entanto em constante diálogo com o universal, que sediaremos a Mostra Internacional Chapada Cultural do Araripe.
Foto: Augusto Pessoa
Foto: Augusto Pessoa
Foto: Augusto Pessoa
Foto: Augusto Pessoa
Nos contrafortes do Araripe cearense, a Chapada esconde o seu mais rico tesouro: as fontes de água cristalina que jorram de suas nascentes para o verde vale do Cariri serpenteando o grande rio encantado. Foi esse tesouro que o homem pré-histórico caminhante pelo Nordeste buscou e reconheceu, a Vapabussú dos Kariri, A Terra Sem Males dos Tupi. A água, a vida, a necessidade de sobrevivência em um ambiente inóspito como a caatinga, o fez trilhar o caminho das águas, deixando nas pedreiras dos abrigos as expressões imagéticas, rastros da sua passagem em busca dos ambientes amenos, onde o refúgio fosse possível para o seu habitat, um lugar no universo, o cosmo, um canto no mundo (LIMAVERDE,R. 2015, p.153).
Foto: Augusto Pessoa
No sopé oeste dessa Chapada, do lado do Ceará, se encontra a cidade de Nova Olinda, e nela surgiu a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri-FCG/MHK, equipamento social de criação, gestão e difusão de ações socioculturais, científicas e patrimoniais. A Casa da Meninada do Sertão é a instituição sede do evento.