top of page
Writer's pictureChapada Cultural do Araripe

Celebrações promovem intercâmbio cultural com Reisado de Caretas, Juan Quintero e Alemberg Quindins

Além dos debates e apresentações de experiências no território da Chapada do Araripe e de representantes de outros territórios que nos visitaram para boas conversas a respeito de patrimônio, cultura e desenvolvimento, a Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo da Chapada Cultural do Araripe foi palco para diversas celebrações.

Em um verdadeiro momento de intercâmbio cultural, na noite de sábado, dia 04 de junho, no mesmo palco do Teatro Violeta Arraes, apresentaram-se o Reisado de Caretas do Mestre Antônio Luiz, do município de Potengi e o argentino Juan Quintero que dividiu o palco com o anfitrião da casa, Alemberg Quindins.


O Reisado de Caretas foi o primeiro a subir ao palco e envolveram também as crianças e adultos que estavam na plateia por meio de cantos tradicionais e brincadeiras. O grupo possui caretas e figuras. O velho e a velha são o pai e a mãe dos caretas. As figuras de entremeios são os personagens do reisado que entram em cena no meio do espetáculo como o boi, a ema, o cavalo, o carneiro, a burrinha, o velho e a velha, o jaraguá ou babau, o urubu ou urubaco e o jegue.

Na sequência, tivemos a apresentação de Juan Quintero, músico, cantor, violonista e compositor argentino. Juan nasceu e cresceu em Tucumán, Argentina, em uma família de músicos. Aos 14 anos, começou a estudar violão e em 2001 se graduou como professor de regência coral e fez cursos de regência coral com Néstor Andrenacci e Robert Sund. Ele também é professor de áudio perceptivo e solfeggio.

Juan convidou ao palco Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande. Alemberg recitou poesias de sua autoria, sendo acompanhado por Juan no violão.

A participação de Alemberg Quindins trouxe a Memória de Rosiane Limaverde, sua companheira de vida e de aventuras. Juntos criaram a Fundação Casa Grande, um lugar de afetos, responsável por todo esse movimento que começou em Nova Olinda e vem se ramificando pelo mundo, criando redes e tecendo afetos.

O momento também foi oportuno para que Alemberg contasse como foi feita a conexão com o argentino, que desde o primeiro contato demonstrou interesse em tocar na casa azul de Nova Olinda. O contato entre os dois foi intermediado por Juan Muñoz, que também teve participação especial no concerto, é diretor do Museu Nacional Terry de Tilcara, na Argentina, e foi convidado do Ciclo de Palestras da Mostra.

As apresentações podem ser assistidas no canal TV Casa Grande, no YouTube.

Imagens: Equipe da TV Casa Grande.






8 views0 comments

Comments


bottom of page